top of page

Por que o Método Ørberg?

O método natural para o ensino do Latim foi aconselhado pelo Ministério da Educação Pública da Itália nas novas instruções nacionais:

« Un’interessante alternativa allo studio tradizionale della grammatica normativa è offerta dal cosiddetto “latino naturale” –metodo natura –, che consente un apprendimento sintetico della lingua, a partire proprio dai testi. ciò consentirà di evitare l’astrattezza grammaticale, fatta di regole da apprendere mnemonicamente e di immancabili eccezioni, privilegiando gli elementi linguistici chiave per la comprensione dei testi e offrendo nel contempo agli studenti un metodo rigoroso e solido. »

Mais de cinquenta anos de pesquisa deram como fruto um método fundado sobre modelos humanísticos de ensino das línguas clássicas, mas com as importantíssimas contribuições da glotodidática mais avançada.

A união destes elementos não pode ser desconsiderada por aqueles que , hoje, buscam transmitir eficazmente os conteúdos das línguas e literaturas antigas às novas gerações de estudantes.

O léxico frequencial, as explicações simples e precisas de toda nova palavra, a repetição sistemática do vocabulário já aprendido e a claríssima exposição da gramática tornam dificilmente superável o curso criado por Hans Ørberg.

O curso Lingua Latina per se illustrata é um método indutivo que parte de textos e contextos para que o aprendiz apreenda intuitivamente formas e construções, e assimile naturalmente vocábulos e fraseologia.

Primeiro, a morfossintaxe é indutivamente assimilada através do reconhecimento de estruturas recorrentes. Em seguida, a reflexão sobre essas estruturas vem sistematicamente organizada.

Assim, usus et doctrina (prática e teoria) procedem lado a lado, levando a um aprendizado mais eficaz da língua. O sistema prevê um forte envolvimento ativo do estudante através da leitura, exercícios de compreensão e produção oral e escrita. A narração contínua, além de fornecer auxílio mnemônico a palavras e construções a aprender, ilustra com clareza a vida romana antiga. Na segunda parte do curso, o aluno é introduzido na leitura direta dos autores latinos em seus textos originais.

O texto da primeira parte (Familia Romana) é um verdadeiro romance em latim. Os leitores seguem o cotidiano de uma família romana do século II d.C.: pais, filhos, senhores e escravos, a relação com a cultura grega, a escola, o exército, a medicina, o comércio, a agricultura, os jogos, etc. A língua, inicialmente muito simples  e de estrutura paratática, a medida em que se avança, cede lugar a um latim sempre mais complexo. O texto, desde a primeira página é "per sē illūstrātus", graças ao contexto, às notas marginais e às  figuras.


Já no primeiro volume se leem extratos da Vulgata, de Catulo, Ovídio, Marcial, Donato. Gradualmente, se passa à segunda parte (Roma Aeterna), com acesso aos textos originais de Lívio, Salústio, Cícero e outros prosadores.

51-UiF6fZKL._SX360_BO1,204,203,200_.jpg
36369.jpg
painting.jpg

Scribe

nobis

STVDIVM PAVLOPOLITANVM

Av. Paulista, 575/1459

São Paulo/SP

(11) 97634.6806

studiumpaulopolitanum@gmail.com

  • White Facebook Icon

© 2018 por Studium Paulopolitanum.

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page